25 outubro 2009

Atitudes insignificantes que ajudariam o mundo



Eita mundinho difícil de cuidar, né?
Enchentes, clima instável, poluição incontrolável e muito mais... Isso tudo era considerado ficção a alguns anos, hoje com a concretização do tal Aquecimento Global nos pegamos, as vezes, desesperados em fazer algo para ajudar. Mas nem precisamos ajudar, se criarmos a cultura de não estragar, por sua vez já bastaria.
1- Usar as próprias sacolas retornáveis no supermercado.
Ao utilizar sacolas retornáveis, você evita o uso das sacolas plásticas, responsáveis por grande parte do lixo nos aterros (podem chegar a 18% do total!) e reduz a poluição e o efeito estufa (já que o plástico é derivado do petróleo). Para se ter uma noção do prejuízo das sacolas plásticas, estima-se que nos EUA são utilizadas 100 bilhões delas por ano, sendo que apenas 1% é reciclada. Felizmente, está havendo uma grande onda de conscientização em relação ao problema. Alguns países pretendem banir definitivamente as sacolas de seus supermercados, e a Europa já cobra pelo uso delas há alguns anos. Então, que tal se conscientizar desses danos e adquirir sua sacola retornável? Isso sem falar da praticidade que é levar toda a sua compra em uma ou duas sacolas resistentes e bonitas, ao invés de carregar aquele monte de saquinhos plásticos que vão rasgando pelo caminho.




2- Não deixar a torneira aberta.
Por incrível que pareça, muita gente ainda escova os dentes, lava a louça e toma banho com a torneira aberta o tempo todo, sem falar nas donas-de-casa que varrem as calçadas com água...






3- Vá a pé, de bicicleta ou de transporte público.
Quem se dispõe a renunciar de vez em quando ao comodismo do transporte individual, descobre em pouco tempo que a saúde agradece.
Não digo isso referente ao transporte público das grandes metrópoles, mas ir de bicicleta ou a pé faz uma grande diferença.





4- Coma menos carne...
...e combata o aquecimento.
Das centenas de dietas criadas nos últimos anos esta, certamente, é a mais politicamente correta de todas: siga seus preceitos e ajude a salvar o planeta do aquecimento global. De quebra, ganhe uma vida mais saudável e, quem sabe, alguns quilos a menos. É a dieta com baixos teores de carne vermelha, no máximo 400 gramas por semana. Matéria do jornal O Globo, 11/02/2009, com informações complementares do EcoDebate.



5- Separar o lixo.
Todas as cidades deveriam ter coleta seletiva de lixo, porém, uma minoria conta com este serviço. Naquelas cidades que recolhem o lixo reciclável, poucas pessoas dispõem um pouco do seu tempo para separá-lo. Felizmente brasileiros não desistem nunca e muitos ganham a vida fazendo este serviço, mas infelizmente ainda não é o suficiente.




6- Racionalização de viagens.
Se pararmos para pensar, podemos chegar à conclusão de que muitas saídas de carros e viagens de avião poderiam ser minimizadas se houvesse um planejamento decente, existem casos de viajarem 3 vezes ou mais por semana ao mesmo lugar.
Portanto, evite, ou diminua as suas viagens em meios de transporte terrestre ou de avião e o planeta agradece.



7- Economizar energia.
O simples ato de, ao sair um recinto, não deixar lâmpadas e aparelhos ligados já ajudaria bastante a combater as mudanças climáticas, também conhecidas como Aquecimento Global. No entanto, quem consegue apagar uma simples lâmpada em nome da causa planetária, já começou a fazer a diferença. Se você conseguir fazer mais, pode também não deixar suas aparelhos em stand-by (DVD-Player, TV, Som, etc).



8- Controlar o consumo de bens supérfluos.
Os gestores públicos continuam falando em manter "a economia aquecida" e estimulando o hiper consumo. Porém, temos que ter a consciência de que não há solução mágica para o aquecimento global, então temos que começar a reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e aí sim poderemos provocar efeitos benéficos a longo prazo, mas isto implicará necessariamente na redução do consumo mundial de bens.
Comecemos já com redução de bens supérfluos e redução de troca de celulares, TV's, móveis, vestimentas e um mais monte de bugigangas...



9- Optar por ter menos filhos, utilizar o sistema de adoção ou não ter filhos.
Uma das grandes pressões sobre os ecossistemas é exercida pelo crescimento populacional desordenado, que exige cada vez mais espaços para se proliferar. Tenha certeza de que o mundo que você esta deixando de herança para os seus filhos será muito pior do que o seu.
O site Adoção Brasil tem informações o suficiente para você realizar tal fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário