04 março 2008

Vergonha vs. Homem

Quando você está com suas necessidades fisiológicas atrasadas (vontade de ir ao banheiro) e se dirige ao toalhete, você se sente mais necessitado ainda no caminho.


Eu poderia ter usado outra analogia como a de não fazer compras com fome porque você tende a comprar mais do que o necessário graças a fome, mas "criei" essa aí porque o amor não controlado vira uma merda e merda é uma necessidade fisiológica.

Você sai com aquela pessoa, conversam, se identificam, gostam, apaixonam-se e de repente vocês começam a brigar 90% do tempo que passam juntos. Você começa a achar que seu parceiro não lhe entende nunca e aí vocês se desconectam sem perceber.

Bom, as vezes isso começou por um simples fato que acontece quase que diariamente com o homem, a insuficiência financeira. Por mais que mulheres digam que não querem dinheiro e sim o amor e dedicação que temos por elas, elas sempre se esquecem de abraçar, beijar e ficar em silêncio simplesmente com um afeto sem palavras, mas sempre gritam e ficam emocionadas quando passam em frente aquela loja de bolsas caríssimas que você, homem, não tem capital para dar a ela.

Isso parece bobo e insignificativo, não é mesmo?


Nããããããããããããooooooooooo...
Você errou!
Isso é muito forte e significativo para nós homens. Pode ter certeza que vamos pensar na sua reação ao ver a maldita bolsa por interminável dias, semanas, meses e em alguns casos, anos.

Nós existimos com um único propósito: PROVER!

Ao ver a mulher que amamos desejando algo, isso se torna desconfortável e nos vemos carregados de cortisol (hormônio liberado pelo organismo que nos dá sensação de desconforto que nos dá a sensação de que só aliviará quando resolvermos a tal situação - o mesmo hormônio liberado pelo estresse).

Você já percebeu como uma situação MARAVILHOSA pode desmoronar em uma simples empolgação?

Depois desse acontecimento o homem começa a se "afastar" de sua parceira.
Antes vocês iriam ao shopping para passear, ir ao cinema e comer um lanchinho. Mas agora sempre que você o chama ele recusa, diz que prefere ir a um lugar menos cheio.

Isso com certeza porque ele está evitando de cruzar com a maldita bolsa ou qualquer outra coisa que faria com que você tivesse aquela mesma reação novamente e ele novamente não teria como lhe comprar a tal mercadoria.

Aí você mulher pergunta: Mas por que ela faz isso? Eu não ligo por ele não ter dinheiro pra me presentear.

Quando essa situação ocorre e logo ele retruca com uma resposta defensiva (ele está se defendendo da vergonha de incapacidade).

Você diz a ele:
"- Ai amor, eu não quero seu dinheiro!"

Mas na hora que você viu a maldita bolsa, você disse:
"- Ai que linda! Olha que maravilhosos esses detalhes nos bolsos laterais. E essa fivela, não é linda? Nossa, combinaria perfeitamente com aquele meu vestido."

Sentiu a diferença?
Uma vergonha imensa de incapacidade toma conta de nós de tal maneira que por mais maduro e controlado que sejamos isso nos dá um desconforto tremendo.

Então isso acaba nos levando a uma desconexão pelo simples fato que passa por nós.

Ele pensa: "- Se eu não der essa bolsa à ela, ela não estará completa."
Ela pensa: "- Ele não fala nada, será que ele não me ama?"

Ou algo parecido passará por nós. Pois ao sentir essa necessidade de "completá-la" ele trabalhará mais, economizará mais, sairá menos, se estressará com maior facilidade e se distanciará de sua parceira.

E de quem é a culpa disso tudo?
Dela?
Dele?
Da porcaria da bolsa?

Não!
É culpa da vergonha!
A maldita vergonha que acompanha o homem durante a vida toda e nos dá a péssima sensação de incapacidade.


Agora você pergunta assim: Ahhh, entendi! Nunca imaginei que fosse assim. Mas e agora, o que eu faço para ajudá-lo a vencer essa vergonha de incapacidade?

Se eu te disser que é simples, você acreditaria?

Primeiro vou falar uma coisa que você não deve fazer.

NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA compre a bolsa sem resolver esse "problema".
Isso destruiria-o mais ainda. Mostrar sua independência a ele dessa forma pode machucá-lo muito. Ele com certeza pensará que você não precisa dele.
Lembra o que eu disse no início do artigo?

Nós existimos com um único propósito: PROVER!

Fazendo isso, você eliminará nosso principal propósito!

Agora vamos a solução.

Que tal convidá-lo para jantar ou para irem a um lugar qualquer onde vocês dois poderão conversar a sós.


Mas antes de abordar o assunto, primeiramente você terá de criar um laço de afeto com ele para aliviá-lo da vergonha.

Você pode muito bem evitar milhares de brigas de uma simples forma:
Quando você precisar falar de algo que você sabe que afetará seu parceiro, crie uma conexão antes de tudo. Faça um contato físico, um abraço, beijo, permaneça ao lado de seu parceiro de forma silenciosa, deixe fluir a conversa e de um modo sutil e quando você sentir que ele está preparado a receber a tal conversa aí sim você fala.


Quando ele estiver pronto, você comenta algo como:
"- Ai amor, lembra daquela bolsa que eu vi no shopping? Eu queria comprá-la mas preciso de sua ajuda, vamos economizar um pouquinho para compra-lá juntos?"

Aí você sugere um valor pequeno para ele ajudar e mostre-se muito feliz (assim como ficou ao ver a bolsa) quando ele concordar em lhe ajudar.
Isso com certeza fará com que ele se sinta melhor, pois você mostrará que depende dele e isso fará com que ele se sinta seu provedor e lhe fará feliz.

Façam mais coisas juntos e não cobrem melhorias um do outro.
O seu parceiro é humano e não é perfeito, ele tem defeitos e problemas como qualquer ser humano.
Quando se conheceram vocês não se cobravam, simplesmente faziam as coisas juntos.
Volte a praticar isso que a felicidade volta a fazer parte de seu relacionamento.


Wikinútil Inutilidades úteis, tecnologia, um monte de tranqueiras e agora com um pouquinho de conselhos amorosos.

Um comentário:

  1. Olha...acho q achei outra solução para todo esse problema.... a mulher deve simplesmente não pedir a bolsa...ela que quer, ela que compre.... ou ainda.... não comprar uma bolsa... guardar o dinheiro para o motel oras..... hahaha....to acabando com toda a teoria...naum...mas falando sério...gostei do texto, li todinho e acho que vc está fazendo grandes progressos com seu livro hein 13 hehehe.... a vergonha é a culpada.... porque q a vergonha existe se só atrapalha?...fala sério...
    já falei demais hahah
    bjussss

    ResponderExcluir