29 fevereiro 2008

Sobre olhares...

Essa semana li um artigo sobre AUTOCONFIANÇA no SH! que fala sobre uma de nossas armas de sedução: O olhar!

Contacto ocular.
Aumente ainda o seu contacto ocular, olhando um pouco mais enquanto fala com as pessoas, no entanto também não olhe demasiado tempo seguido, uma vez que poderá parecer agressivo.”

(trecho extraído da matéria “Aumente a sua confiança, atraia mulheres” do site SH!)


Todos dizem isso, não é mesmo? Mas não é uma fácil tarefa para muitos homens graças a algumas diferenças entre os sexos.
Logo me lembrei de um capítulo do livro “Não discuta a relação” que fala sobre a diferença entre o olhar do homem e da mulher.
Você já percebeu que os homens, em geral, quando conversam não conseguem fixar o olhar nos olhos de seu receptor por muito tempo?
Ora ele dará um suspiro, ora olhará para através da pessoa, ora desviará seu olhar para qualquer direção e voltará a fixar o olhar, porém não por muito tempo novamente.
Seguindo explicações extraídas do livro, isso ocorre graças a um processo de aprendizagem que ocorre enquanto ainda somos criança, chamado “modelagem”.

“Como todos os mamíferos que vivem em grupos, as crianças aprendem por um processo chamado modelagem. Eles observam de perto e o menino tende a imitar o comportamento do pai enquanto a menina faz o mesmo em relação à mãe. As meninas pequenas observam as mães enquanto elas se relacionam com as amigas, a família e com pessoas estranhas, quando vão às compras. Os meninos, por outro lado, observam os pais, enquanto jogam futebol ou consertam o carro.”
(trecho extraído do livro “Não discuta a relação”)

O homem tem uma alta sensibilidade à excitação e utilizamos disfarces para nos defender do desconforto da superestimulação.
Com isso, podemos definir que o homem tem essa desvantagem desde o nascimento, mas o pior ainda está por vir, pois isso não é treinado quando bebê.
Na verdade isso ocorre porque ninguém vê a importância disso.
Se quando adultos cuidassem de seus bebês meninos, estimulassem esse contato visual com leves doses, para que isso não irrite o bebê, isso seria uma espécie de diminuição a nossa sensibilidade à excitação no futuro, graças a nosso processo de aprendizado: modelagem.
Porém isso quase nunca é exercitado quando criança e isso se torna um grande desafio para muitos homens.
Se você tem essa sensibilidade em um nível muito alto, você ainda pode exercitar isso com pessoas próximas e diminuir essa sua sensibilidade de modo fácil.
Você pode exercitar isso com seus pais, amigos e namorada.
Converse com eles e procure penetrar seus olhos nos deles, olhe firme, olhe consciente, tente não desviar o olhar em nenhum instante.
Isso acabará se tornando uma certa “rotina” em seus diálogos e logo você terá rompido essa hiper-sensibilidade sem ao menos ter percebido.
Com essa “barreira” rompida, você transmitirá muito mais confiança e segurança em seus diálogos, sejam lá eles conversas com os pais, namorada, patrão ou até mesmo uma garota em uma balada.

Agora que você já sabe como exercitar essa poderosa arma de sedução, é só correr pro abraço e seduzir!


O Wikinútil também foi infectado pela “modinha” de auto-ajuda que corre pela web 2.0.
Abraços e um obrigado especial ao Pedro – autor do Seja Homem! – que incentivou o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário